Mandela Pod é um podcast que tem como foco a educação antirracista, buscando preencher essa lacuna ao promover debates e reflexões sobre as dinâmicas raciais no espaço acadêmico. Os treze episódios produzidos até agora aborda temas como cultura afro-brasileira, empreendedorismo negro, branquitude, samba e educação, intolerância religiosa, escritores negros e educação antirracista. A ideia é sensibilizar estudantes e professores, incentivando uma mudança de mentalidade em relação à raça e à educação, segundo a idealizadora Luiza Mandela.
“A educação antirracista é de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa, a partir do momento em que a educação insere, de fato, a cultura afro brasileira , africana e indígena em seus currículos. Além de promover a justiça curricular, como nos diz Nilma Nilo Gomes, promovendo o respeito a diversidade étnico racial em nosso país, que é majoritariamente negro e fundado pela população indígena. No entanto, ainda precisa avançar para que de fato as leis 10639/03 e 11645/08 sejam implementadas em sua integralidade”.
Luiza Mandela
Ao trazer à tona discussões que frequentemente são relegadas ao segundo plano, o projeto oferece uma plataforma para que estudantes e professores possam refletir sobre suas próprias atitudes e repensar o papel da universidade como um espaço de promoção de justiça social.
Luiza espera que seu projeto abra caminhos para currículos mais inclusivos e processos de seleção que levem em conta a equidade racial. Para isso, ela convidou especialistas e ativistas para compartilhar conhecimentos e estratégias, estimular a reflexão crítica e a ação coletiva.
Os episódios estarão disponíveis às quintas-feiras no Spotify e no YouTube, em formato de videocast. Esta temporada é fruto de uma parceria entre a idealizadora Luiza Mandela e o Serviço Social do Grupo Gestor de Serviços Sociais da Unicamp (GGBS).
+ Para acompanhar o Mandela Pod e o trabalho que Luiza Mandela desenvolve, acesse: instagram.com/luizamandela