domingo, julho 14, 2024

Ceará e Bahia querem promover ações conjuntas de políticas culturais

Seguindo as boas práticas de gestão pública, as Secretarias de Cultura do Ceará e da Bahia assinaram um Protocolo de Intenções para juntar esforços dos dois órgãos para promover a troca de experiências, a promoção de ações conjuntas relacionados ao desenvolvimento das políticas culturais e a proteção do patrimônio cultural. O documento foi assinado no dia 10 de março, durante a programação do Conselheiro Vivo, evento que terminou essa semana na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

“Ao assinar esse Protocolo de Intenções buscamos fortalecer um trabalho que já vem sendo construído ao longo destas últimas décadas baseado nesta relação entre os territórios, mostrando como estão interligados tanto historicamente, como paisagisticamente e culturalmente”

Luisa Cela, secretária de Cultura do Ceará

Na ocasião os secretários Luisa Cela e Bruno Monteiro, participaram da roda de uma roda de conversa, ao lado de pesquisadores e outros gestores culturais. Bruno Monteiro reforçou os valores de Antônio Conselheiro, “liberdade, de democracia, de justiça social, a partir da luta pela terra”, como fundamentais para o desenvolvimento de uma política cultural.Luisa Cela, por sua vez, lembrou que a luta de Antônio Conselheiro permanece extremamente atual no combate às opressões, aos modelos autoritários de relação e às exclusões. Por isso, segundo ela, é preciso fortalecer a memória do importante personagem da histórica brasileira.

Luisa Cela e Bruno Monteiro
Luisa Cela e Bruno Monteiro

É uma honra muito grande estar aqui (em Quixeramobim), conhecendo essa casa e um pouco mais da história de Conselheiro, assim como temos em Canudos um trabalho de preservação dessa memória. Reforçamos as pontes, os vínculos entre Ceará e Bahia também na preservação dessa memória”, 

Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia

+A casa onde nasceu Antônio Vicente Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, fica na rua Cônego Aureliano Mota, nº 210, rpóximo à Praça Dias Ferreira na sede municipal de Quixeramobim. Foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai do líder sertanejo.

- Advertisement -spot_img

LEIA +

+RECENTES