A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão construindo uma parceria estratégica com os Países Baixos para alavancar tecnologias e explorar oportunidades de mercado voltadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A iniciativa ocorre por meio da Netherlands Enterprise Agency (RVO) e com apoio da Associação Brasileira das Empresas Estatais de Saneamento (Aesbe). Representantes da Cagece e da UFC participaram da Missão WaterTech-Brazil 2025, ao lado de outras companhias brasileiras do setor.
A missão levou os participantes a conhecer centros de excelência como o WaterCampus Leeuwarden, a Estação de Tratamento de Águas Residuais Tollebeek e empresas como Paques Biomaterials, Wavin e Vitens. A visita aos Países Baixos proporcionou à equipe brasileira uma imersão em tecnologias de ponta pela Cagece.
“A missão teve como objetivo ampliar nosso ecossistema de inovação, desenvolver e prospectar soluções tecnológicas, avaliar desafios e processos de internacionalização e, por fim, fortalecer o networking entre empresas de saneamento, instituições e fornecedores”.
Cailliny Medeiros, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece.

“Foi uma oportunidade valiosa na busca por soluções inovadoras e sustentáveis no setor de saneamento. Conhecer de perto centros como o WaterCampus evidenciou o quanto a tecnologia pode ser aliada da sustentabilidade.”
Ana Maria Roberto, doutora em Hidráulica e Saneamento pela USP e líder da linha de inovação em Água pela Cagece
O WaterCampus é referência mundial em pesquisa e inovação no setor de saneamento. Para a Cagece, fechar uma parceria com o instituto é estratégico. A empresa já possui um memorando de entendimento com a NHL University, uma das instituições que compõem o WaterCampus.
“Com esse novo acordo, a Cagece também fará parte do instituto e terá acesso a conhecimentos de ponta, além de oportunidades para desenvolver projetos que podem transformar o panorama do saneamento no Ceará e no Brasil”.
Thiago Dantas, assistente de Inovação da Cagece
Essa foi a segunda missão da Cagece aos Países Baixos pelo programa WaterTech. A primeira, realizada em novembro de 2023, despertou o interesse inicial pela parceria. Desde então, Cagece e UFC vêm trabalhando para formalizar o acordo com o WaterCampus. Segundo Cailliny Medeiros, a visita contribuiu para que a equipe tenha uma visão ampliada sobre o plano de trabalho e os caminhos jurídicos que possibilitem não só o acesso às pesquisas e tecnologias, mas também a programas de capacitação, intercâmbio e inserção no mercado internacional.
Inovação com DNA cearense
Cagece e UFC já conduzem projetos conjuntos que unem inovação tecnológica e sustentabilidade. Destacam-se o Plano Proativo das Secas, coordenado pela professora Ticiana Studart, e a Usina Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, liderada pelo professor William Barcelos.
Esses projetos se alinham diretamente ao modelo de atuação do WaterCampus, fortalecendo ainda mais os laços com o instituto holandês.
Networking global em Amsterdã
Além das visitas técnicas, a comitiva participou da feira internacional AquaTech Amsterdam 2025, um dos maiores eventos mundiais de tecnologias para o saneamento. A presença no evento ampliou o networking internacional e proporcionou uma visão global das tendências do setor.
Os aprendizados da missão serão compartilhados na Câmara Técnica de Inovação da Aesbe, contribuindo para fortalecer o setor em todo o país.