O escritor cearense Pedro Jucá, radicado em Curitiba (PR) e procurador do Estado do Paraná, lança seu primeiro romance intitulado “Amanhã tardará”. A obra, publicada pelo selo Tusquets Editores, explora as nuances e complexidades das relações familiares, a potência inesgotável do trauma e as marcas indeléveis da infância na concepção do desejo, da sexualidade e da própria passagem do tempo.
No enredo, o protagonista é forçado a retornar à casa de sua infância na remota e fria vila de Ourives, onde seu pai está à beira da morte. Ao revisitar sua vila natal, o personagem se depara com um ambiente tão pouco convidativo quanto sua conturbada história familiar. Inês, sua irmã, o recebe com um gesto de violência e medo, o que o impulsiona a navegar pelo contrafluxo da memória, buscando compreender as razões que levaram ao rompimento de sua relação.
Pedro Jucá constrói uma narrativa que investiga as profundas cicatrizes deixadas pelo passado e como elas moldam a identidade e as escolhas do indivíduo ao longo da vida.
A obra “Amanhã tardará” se junta ao catálogo do selo Tusquets Editores, que traz ao Brasil títulos de renomados autores como Marguerite Duras, Agualusa, Camila Sosa Villada, Édouard Louis, Bob Dylan e Marina Colasanti.