O que são APIs e como elas garantem segurança e facilidade nos pagamentos do comércio eletrônico

API é uma sigla para Application Programming Interfaces (ou interfaces de programação de aplicações, em bom português). Muita gente não sabe, mas as APIs são grandes aliadas dos negócios em empresas de diferentes portes. São essas ferramentas tecnológicas que fazem a ponte entre diferentes sistemas e softwares, permitindo a automação e a troca eficiente de dados entre eles. De conciliações bancárias em tempo real a relatórios automatizados, as APIs são amplamente usadas em sistemas que usamos no nosso dia-a-dia. 

No varejo, os consumidores utilizam múltiplas formas de pagamento, desde cartões até transferências bancárias, e são justamente as APIs de gateways de pagamento que simplificam essa conciliação e permitem que uma loja ofereça tanta variedade no check-out. Com a ajuda delas, o departamento financeiro consegue monitorar automaticamente o status dos pagamentos e identificar qualquer discrepância entre as vendas realizadas e os valores recebidos.

+O Brasil é o quarto país que mais cria APIs no mundo. Somente em 2023, foram 5,45 milhões de programas do tipo no território brasileiro, de acordo com o relatório State of the API 2023, realizado pela Postman. 

“Para as empresas do varejo, as principais vantagens incluem eficiência operacional, economia de tempo, centralização de dados e decisões ágeis. Mas um dos maiores atrativos das APIs é a capacidade de automatizar processos repetitivos e demorados, como a conciliação bancária. Conectando os sistemas financeiros das lojas às plataformas dos bancos, elas permitem que transações — como transferências, pagamento de fornecedores e monitoramento de saldos — ocorram e sejam registradas automaticamente”. 

Ticiana Amorim, CEO e fundadora da Aarin

Segundo ela, o uso de APIs não apenas agiliza o controle financeiro, mas também reduz o risco de fraudes, permitindo uma análise mais rigorosa dos dados de pagamento. Ticiana afirma, ainda, que as empresas que utilizam sistemas de contabilidade digital podem usar APIs para fazer a integração automática dos lançamentos contábeis, organizando receitas e despesas e reduzindo o tempo dedicado a registros manuais. “É como ter um painel de controle ao vivo do caixa. A possibilidade de atualizar e verificar o saldo constantemente é um diferencial que ajuda a identificar onde é necessário fazer ajustes”, destaca.

+ A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. A empresa fornece serviços com enfoque financeiro incluso na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador, a Aarin passou a integrar o grupo Bradesco em agosto de 2022.

Foto de ThisIsEngineering: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-escrevendo-no-quadro-branco-3861943/

LEIA +

+RECENTES