domingo, julho 14, 2024

Caucaia, no Ceará, dá pontapé para fomentar o desenvolvimento tecnológico no município

O Ceará tem mais de 600 mil jovens que “nem estudam nem trabalham” (grupo social também conhecido com nem-nem). Como forma de contribuir para redução desse número, o municipio de Caucaia, na Região Metropoltiana de Fortaleza, lançou um programa chamado Ninho de Desenvolvedores. A ideia, segundo o poder público local, é fomentar o desenvolvimento tecnológico, ao mesmo tempo em que qualifica e gera a inserção da população no mercado de trabalho.

Em parceria com o Senac do Ceará, o programa entregou, na última quarta-feira (28), o certificado para 39 alunos que concluíram os cursos de Matemática Aplicada à Lógica Computacional e Programador de Sistemas.

Na ocasião, os alunos apresentaram os trabalhos finais de curso, que incluíam aplicativos e programas com propostas para solucionar demandas nas áreas de gestão, finanças, saúde e energia limpa, além de uma rede social.

Roxanny Rodrigues, 31 anos, desenvolveu junto com um colega uma plataforma de e-commerce para microempreendedores da cidade. Ela, que já trabalha com design, disse que por ser iniciante nessa área enfrentou muitos desafios durante a qualificação, mas sempre contou com o suporte e a orientação do instrutor.

“O curso de Programador de Sistema mudou a minha visão sobre o mercado da Tecnologia, abrindo um novo leque de possibilidades. Os meus planos para o futuro são continuar os estudos para conseguir meu lugar no mercado de trabalho”.

Roxanny Rodrigues,

Para o diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Gustavo Guimarães, “não há futuro para atender tantas demandas sociais sem colaboração, e esse movimento começa na instância do poder público”. Por sua vez, o Procurador Geral do Município, Guthemberg Holanda, ressaltou que a articulação entre prefeitura e outras instituições pode alçar Caucaia como referência nacional em desenvolvimento tecnológico”.

- Advertisement -spot_img

LEIA +

+RECENTES