sexta-feira, julho 12, 2024

Os prós e contras do Instagram Lite

Lançado em 170 países – incluindo o Brasil – o Instagram Lite é uma versão mais leve do aplicativo da famosíssima rede social. Por mais leve, entenda que ele ocupa apenas 2MB no celular e consome bem menos dados móveis que o app tradicional. Isso o torna ideal para que tem limitações em espaço de armazenamento e quer economizar com pacotes de Internet. Ou seja: todo mundo! Por isso, é importante entender para quem é essa novidade e saber quais as vantagens e as desvantagens antes de trocar o aplicativo do Instagram por sua versão mais leve.

Primeiramente, é preciso entender que as principais funções do Instagram estão disponíveis no versão Lite. Porém, ficaram de fora as transmissões ao vivo (lives) e os reels. O IGTV também tem funcionamento limitado. Um outro detalhe importante é a disponibilidade do novo app, que é exclusivo para Android. Segundo o Instagram, não há previsão de uma versão lite do Instagram para iPhones.

Instagram Lite: versão mais leve do app chega ao Brasil

Vale a pena? Sim, principalmente se o seu aparelho foi mais antigo ou lento. E também se você não tiver um pacote generoso de dados móveis. É importante lembrar que, além do Instagram, existem versões leves de outros apps da empresa Facebook (Facebook Lite e Messenger Lite).

Tzach Hadar, Diretor de Gerenciamento de Produto do Facebook Tel Aviv, diz que essas versões mais leves dos aplicativos são feitas justamente para pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados.

“Queríamos que a experiência do Instagram permanecesse rápida, de alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, plataforma e rede em que as pessoas estivessem. Nossa premissa básica é não deixar ninguém para trás”.

Para manter o desempenho confiável, a equipe dremoveu grande parte da animação ornamentada e rica em dados, como transições de cubo e os filtros de Realidade Aumentada que as pessoas podem aplicar aos rostos. No entanto, eles mantiveram recursos que poderiam proporcionar alegria com menos dados, como GIFs e adesivos. Eles também se livraram de certos ícones que não fazem sentido para novos usuários digitais como um ícone de lata de lixo que foi trocado por um simples “X”.

- Advertisement -spot_img

LEIA +

+RECENTES